novidades-aws-3-09

Novidades da Semana – AWS 14 a 18 de setembro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Veja a da última semana!

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Governança, Segurança, IA, ML e Outros

Lex – Suporta novo idioma English (UK)
Amazon Lex é um serviço para criação de interface de conversação, ideal para chatbots, por exemplo. O Lex agora oferece suporte ao inglês britânico, e assim como a novidade da última semana, esta mudança serve para melhorar a usabilidade do serviço em algumas regiões.

Amazon Comprehend – Ajuda a mascarar dados pessoais identificáveis
O serviço Amazon Comprehend, é um serviço de IA para compreensão de dados e criação de insights. A AWS anunciou um recurso de mascarar dados ao realizar o processo de transformação de textos para imagens ou vice-versa. O que ajuda a ocultar informações sensíveis como documentos, número de telefone, entre outros.

Amazon Managed Blockchain – Suporte a HyperLedger Fabric v 1.4
O Amazon Managed Blockchain anunciou suporte ao HyperLedger Fabric v 1.4. Essa nova versão traz correção de bugs e melhorias em estabilidade e principalmente novas funcionalidades como o Private Data Collections e CouchDB.

Amazon Transcribe – Suporte a detecção automática da imagem
O serviço Amazon Transcribe, que converte texto para voz anunciou uma nova funcionalidade capaz de detectar idiomas de forma automática.

Amazon Detective – Introduz IAM Role Session Analysis
O Amazon Detective agora analisa a IAM Role Session, o que permite visualizar e entender ações de usuários e aplicativos a partir de suas funções pré-determinadas, antes o Detective tirava insights apenas de login de usuários via console e API, agora as sessões via roles também são investigadas.

AWS Organizations – Suporte a tagging, tag-on-create e Attribute Based Access Control (ABAC)
O AWS Organizations anunciou que a partir dessa semana será possível colocar tags em contas AWS da organização, além disso agora podemos conceder permissões em atributos (ABAC), assim sendo permitido gerenciar o acesso das contas nos serviços AWS.

Compute, Storage e Networking

Amazon S3 – Suporte a condição baseado em Owner do Bucket
O Amazon S3 anunciou que a partir de agora é possível criar condições baseado na conta proprietária o que facilita a validação de uma conta original no bucket do S3 e evita retrabalho ao copiar dados entre buckets de contas diferentes.

Amazon EC2 – Suporte a novos tipos de C5 em novas regiões (c5.12xlarge, c5.24xlarge, e c5.metal)
O serviço do Amazon EC2 lançou novos tipos de instâncias C5 em novas regiões, incluindo a região de São Paulo. As instâncias C5 fazem parte de uma nova família de processadores que trazem uma maior performance com o menor custo que família anterior, as C4. Além dos novos tamanhos 12 e 24xlarge a versão bare metal também passa a ser disponível em São Paulo.

Amazon EC2 – Anúncio das instâncias do tipo T4
Também nessa semana, o Amazon EC2 anunciou as instâncias do tipo T4g, operadas pelos processadores Graviton 2, fabricados pela própria AWS, elas trazem um custo benefício 40% superior em relação às instâncias do tipo T3 e T3a que operam com processador Intel e AMD. É importante lembrar que as instâncias T4g usam processadores de arquitetura ARM, já suportada pela maioria dos sistemas operacionais opensource e pelo Kubernetes.

Data Lifecycle Manager -Suporte a múltiplos schedules por job
O Data Lifecycle Manager anunciou suporte a múltiplos schedules por Job, assim possibilitando criar snapshots diários, semanais e mensais. Agora faz mais sentido a existência de Jobs dentro dos Schedules.

AWS EFS – Enforce encryption no IAM
O AWS EFS agora suporta enforce encryption no IAM, ou seja, agora é possível obrigar a encriptação via IAM na criação de um NFS gerenciado da AWS.

AWS Backup – Mantém as tags nos backups e restores
O AWS Backup adicionou uma funcionalidade que mantém as tags dos backups e restores dos serviços da AWS. Isso evita seus backups e restores ficarem sem tags nos relatórios de Billing, por exemplo.

Amazon CloudFront – Anúncio do suporte a Brotli compression
O Amazon CloudFront anunciou o suporte a Brotli compression que fornece cerca de 24% maior compressão de dados em relação ao Gzip, assim trazendo redução de custos uma vez que o maior custo do CloudFront está relacionada tráfego de saída da nuvem, o Data Transfer Out.

Integração e DevOps

Lambda Step-Functions – Suporte nativo X-Ray
A partir dessa semana, o AWS Lambda Step Functions oferece suporte ao AWS X-Ray, assim trazendo uma O.S. observability, acesso ao log e tracing de sua aplicação utilizando o serviço, sem a necessidade de instrumentar o X-Ray em seu código.

API Gateway – Suporte Mutual TLS (MTLS)
Amazon API Gateway agora suporta mutual TLS, recurso que permite que ambos os lados, cliente e servidor, possam especificar chaves criptográficas. O PIX (Sistema de Pagamento Instantâneo Brasileiro) é um exemplo de aplicação com uso obrigatório de mTLS.

AWS Docker – A AWS e a Docker estendem a colaboração e lançam novas features no Docker Desktop
A AWS e a Docker estenderam a colaboração entre as empresas e anunciaram novidades no Docker Desktop, trazendo a disponibilidade de diversos recursos, como o EKS, Fargate, entre outros.

Amazon CloudWatch – o serviço Dashboards agora suporta compartilhamento de Dashboard
A partir dessa semana, é possível compartilhar o dashboard do Amazon CloudWatch facilitando a visualização de métricas por outros usuários. Podemos agora criar uma URL e compartilhá-la mesmo a quem não possa se logar na console da AWS, conseguindo deixar público, utilizando através do Amazon Cognito ou com simples e-mail e senha.

Amazon CloudWatch Synthetics – suporte ao monitoramento avançado e GUI Workflow Blueprints
O Amazon CloudWatch Synthetics, o serviço anunciou uma nova interface gráfica para gerenciar os workflows, além de apresentar métricas de suporte avançado e detalhado, trazendo a possibilidade de obter intervalos de testagem mais curtos.

Databases

RDS SQL Server – Suporta SQL Server Reporting Services (SSRS) para SQL Server 2016
O Amazon RDS para SQL Server anunciou suporte do SQL Server Reporting Services (SSRS) para a versão SQL Server 2016. Antes o SSRS era suportado somente na versão 2017.

RDS SQL Server – Suporte ao Native Backup/Restore nas Read Replicas
Outra novidade do Amazon RDS para SQL Server é a possibilidade de fazer um backup e restore baseado nas read replicas. Como isso caso seu setup não seja MultiAZ, você pode usar a read replica como fonte de backup.

AWS Glue – Data Catalog suporta PartitionIndex, para acelerar buscas no catálogo
O serviço de Data Catalog do AWS Glue possui um índice para acelerar e facilitar as buscas do catálogo da aplicação.

Aurora MySQL – Suporte Parallel Query for MySQL 5.7
O Amazon Aurora para MySQL anunciou suporte ao Parallel Query for MySQL 5.7, recurso que possibilita a criação de queries paralelas, de forma a ganhar performance. Para quem ainda não conhece o recurso, no link há uma demonstração que apresenta que com esse recurso, é possível ter ganhos de até 10x no retorno de uma query usando RDS Aurora MySQL.

ElasticSearch – Suporte a Audit Logs
O Amazon Elasticsearch anunciou suporte ao Audit Logs que permite registrar os dados de auditoria dos usuários. O recurso que já era disponível no Elasticsearch licenciado pela Elastic, agora foi disponibilizado para a Amazon Elasticsearch.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de

Por que escolher a AWS?

Você sabia que a AWS é a maior e mais utilizada plataforma de serviços em cloud do mundo? Veja o artigo que dá motivos para escolhê-la!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações